sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

ÁRDUO(ÁRDUO!) - verbete glossario wikcionario etimo



Desde que a Medusa
fugiu dos mitos gregos
e veio habitar na minha proximidade
( dentro do meu coração!)
aprendi a me doar;
antes era hermético ser
escarnecedor do mundo
dos homens e das mulheres
fúteis e broncos(broncos!)
em broncoespasmos
ou estreitamento da "luz" bronquial,
na terminologia científica
em diagnóstico médico.
Agnóstico diagnóstico.

A minha medusa me conquistou
tomou de assalto meu coração,
meu corpo, minh'alma
e todo o meu ser.

Não sobrou espaço
nem tempo no espaço
para infelicidade.

Ela, a minha Medusa,
me sopra a vida
com um oboé
que toca o meu ouvido
na dança clássica
do belo par que formam
o martelo e a bigorna
ao tocar e dançar
em ondas senoidais
esparsas no ar
em doce cantar
de sonata em soneto.

Ela me toca
e meu coração dança
a valsa de Chopin ao piano.

Adeus "Tristesse" de Alfred de Musset
e do estudo de Chopin
para piano em noturnos
soturnos na noite
em turnos turvos
na asa não-delta do morcego
e do corvo curvado
em versos elegíacos.

Todavia, depois que aprendi a amar
do tamanho do amar do mar,
de mar a mar
até superar o mar oceano,
aprendi quão árduo(árduo!) é o amor
com os Capuletos de um lado
e os Montecchios do outro
se odiando e porfiando ferozmente
feito duas alcateias rivais.

Toda paixão, todo amor intenso,
imenso, belo,
é uma tragédia
com alma italiana
e poeta trágico inglês;
e sempre se passa
entre um outro Romeu
e uma outra Julieta
em outra terra e tempo,
com a mesma doçura.

Entrementes, entre-dentes a ranger,
sempre está plantada,
essa tragédia vegetal,
em sistema vegetativo
ou sistema vivo,
entre o amor infinito
de dois seres humanos
e o ódio avassalador
que separa as outras pessoas
do discurso em curso.

Convivemos em sociedade
prisioneiros das palavras
enfeixadas em leis, costumes...
e sob a máscara de ferro
do ator que age
para o ser humano se omitir,
ó minha bela medusa
de belos cabelos
de serpentes peçonhentas
e olhos de paralisar em pedra
àqueles que não a amam,
mas não o quem a ama
com todas as forças telúricas e cósmicas
que brinca entre o céu a a terra.

Os céus de belo anil
e pretos anuns
passarão tal qual o passarinho,
mas o meu amor
pela minha medusa
jamais passará,
nem conhecerá a morte!

(Excertos do livro " Tempo para amar a Medusa do meu coração em cantochão" ).



dicionario filosofico mitolologico mitológico mito mitologia dicionário mito grego romano etimológico etimologico etimo etimologia enciclopédico dicionario enciclopedico enciclopédia delta barsa enciclopedia barsa delta verbete wikcionário verbete wikcionario wikdicionario glossário wikdicionário glossário léxico lexico lexicografia nomenclatura terminologia científica terminologia cientifica dicionário científico dicionario cientifico jurídico juridico vida obra biografia pinacoteca biografia pinacoteca medusa mito mitologia medusa gorgona górgona medusa medusa de canova antonio canova medusa cabeça de medusa de antonio canova biografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário