sexta-feira, 20 de março de 2009

OTTOGRIBEL : IDÉIA MOTRIZ

A idéia é o motor que move o texto, o discurso, o pensamento : é o impulso do ato humano. em uma idéia impulsionado o discurso como um motor não há vida no texto, porquanto o ato humano ( o ato ´é algo exclusivamente do ser humano. Ou não?) não há pensamento, não há idéia por trás do discurso, mas apenas fatos, textos vazios que informam tão-somente sobre idéias de outros homens, outros pensadores ou filósofos, inventores, cientistas, engenheiros que tiveram idéias e desenharam seu conceito, no espaço geométrico do desenho ou no espaço discursivo da filosofia, ontologia, do pensamento.
Os textos na Wikipédia, a Enciclopédia livre, no Google, na Enciclopédia Britânica, na Delta Larousse ou na Enciclopédia Barsa, são informações sem idéias, informações de idéias de outros : de idéias de de gênios e sábios e não as idéias deles, originárias, próprias, personalíssimas, que impulsionam e dão vida e inteligência ao texto As idéias motrizes do gênios e sábios, claro! Que os papalvos somente repetem como papagaios, araras).
Essas informações sobre idéias, resenhas, almanaques de Biotônicos Fontoura, Emulsão de Scott, são descontextualizadas, falam antes da lenda da idéia na mente do informante que as leu à sua maneira (escritor, jornalista, enciclopedista) e as reescreveu numa costura sem tecido original, num tecido falso, num tempo historial em que aquele pensamento, aquela idéia já é mito, pura lenda, porquanto a idéia só é real e vital escrita pelo autor.
( idéia-Otto-griebel-gribel- arte- griebel - motor -ciclo- comerciante-interna-combustão-Otto - griebel- combustão-interna-Otto-artista-pintor-griebel-gribel- Discovery-Channel- griebel-gribel-National -Geographci Channel-Otto-moto-Otto-combustão-interna-Otto-griebel-artista-plástico-griebel-pintor-alemão).
A idéia, que é o primeiro motor do pensamento, anima, dá alma, sopra a vida nas narinas de qualquer texto. Seus contextos são diferentes consoante os interesses e idéias do povo que as elaborou no cotidiano geopolítico que as engendrou.
Os judeus fizeram Deus ou Javé dos Exércitos, Jeová, Adonai, seu motor : a idéia-prima que levou o carro do pensamento judeu, qu do contrário não teriam com o que se mover, não perpetrariam seus atos humanos, atos todos originados no impulso da idéia-motor ( idéia - Otto, ciclo Otto e motor Otto de combustão interna, a diesel, na engenharia, e em ciclo na natureza).
Duas idéias minhas, pra citar das, animam alguns dos meus textos : a idéia de que a história de um homem ou de um povo não é somente uma histórias, mas muitas e em camadas e a idéia de que a boca do animal é a mão do animal, como se vê em cães, lobos, aves.
( Otto gribel - ciclo - griebel - motor - artista - Otto - motor - ciclo - Otto griebel - ciclo-motor - combustão - Otto - diesel - motor ; Otto griebel - ciclo - arte - pintura - griebel -gribel-artes-plásticas-pintor-griebel-alemão- e motor e ciclo Otto do motor -explosão - combustão interna - Otto - gribel- griebel Otto ciclo-motor - combustão - Otto-interna -engenharia-Otto-explosão- Otto-motor -idéia - mente - Otto - griebelgribel -gribel-griebel-pensamento - artes - plásticas - griebel - pintor - alemão - loucura - vida - griebel - biografia -obra - Otto - pintor- griebel-gribel - arte - alemão - artista-plástico - griebel - interna - motor - ciclo - Otto - griebel - gribel - Platão - idéia - filósofo - grego - platonismo - amor - platônico - idéia - Sócrates - Platão - mestre - filósofo - grego - Aristóteles - metafísica - física - estagirita - filosofia - Platão - geometria - idéia - pensamento ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário