quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

EXEGESES, EXEGESE - verbete glossario etimologia





A existência humana é pura exegese(exegese!);
As grandes obras  são insufladas
Mais pelo espírito do exegeta
Que pela alma do escriba.
 Palas Atena.
Os livros  ou bíblias (“Biblos”),
Eram rolos de papiros;
Daí a locução, quiçá :  pequenos livros, livrinhos.
Representam mais o labor do hermeneuta,
“Homo faber”, ( O Fabiano de Graciliano Ramos
Em  “Vidas Secas”, toadas sem veleiro para água?)
Do que o emaranhado de signos e símbolos
Que carreiam a alma do autor,
O “Homo sapiens  sapiens  sapiens”,
Sagaz , porém  prisioneiro  em sua  trama,
Falida falena,
De teia que torpedeia a bruxa
Descrita num poema de Drummond
Atrás do monte da solidão
Com minas gerais,
Riscada num bosquejo a lápis
Pela alma em noite negra
Do bailarino sobre o lápis
Com a mão a dançar,
Tracejar o tráfico
Do que enriquece em demasia,
Mas deixa o homem
Mais solitário e pobre
Que antes de encetar
A trilha do andarilho
Com o peso do ouro e diamante
A fazer do caminho
Um espinho em cada fardo
Daquele que carrega
A cruz  da riqueza,
Que lhe leva a liberdade,
Custa-lhe a saúde
E todo o bem da alma,
Que se perde no  mundo :
Esta agulha no palheiro.
A fortuna tem o efeito colateral
Da paz, da leveza e da alegria genuína, gratuita...

O autor do Auto da Imaculada
Ou dos autos do processo penal,
É o primeiro ator
A quem a trama se destina
Em primeiro motor Otto.
Seu  palco é esotérico,
Nele se encontra o deus Dionísio
Perambulando pelo coro de sátiros.
O poeta trágico
é sempre o filho inocente,
ferido e imolado  por sua cria,
que lhe deixa exangue
depois que lhe suga o sangue
e o devora carne e alma
sem piedade ou pieguice matreira,
Ao passo que o glosador 
Observa-a de cima
Tal qual um deus  epicureu ,
Eivado de desdém e mofa,
Livre de suas injunções
E suas doutrinas a bater na bigorna
Com o labor do ferreiro Hefesto, o coxo,
Em sua Forja.
Todo ser humano,
Qualquer indivíduo
É um livro escrito em linguagem de exegeta,
Pois se trata de uma exegese
Da vida de todos os homens,
De todas as histórias,
Lendas e mitos ,
Poema épicos e trágicos ,
Comédias, novelas, enfim,
Vários pequenos livros que se junta em um grande livro
Que faz a hermenêutica e narra a história
Da vida de todos os homens
Fazendo uso esporádico
De qualquer indivíduo
Que tropeça no caminho
Longo, largo e com cardo.
As obras completas dos grandes mestres da literatura
Representam essa coletânea antológica,
Bem como todos  as escrituras sagradas.

A escrita é o mito do homem:
A exegese seu ritual.
Ao descrever com o uso
Dos símbolos das geometrias
O espaço em ato
E pintá-lo com o cromatismo do tempo,
Giotto Di Bondone
Descreve em parábola exegética
A fuga da sagrada família
(”Do Egito chamei meu filho”,
Diz o Senhor  com voz subjacente à fala  do profeta).
A exegética do artista
Tira essa parábola da morte da letra
E dá-lhe à vida
Que vem no espaço das geometrias
Desenhado num burrinho,
que cheira a leite
Da mulinha de leite
Do poeta Carlos Drummond de Andrade
Que diz das ordens do pasto :
Verde ordem de Deus
Em violino com violinista a se perder  de verde
E de vista no mar verde-vertigem
Que li no relvado e no dossel .
Quem foge para o Egito
É o homem, em menino,
Mas não um homem
ou menino Jesus específico,
Porém cada um de nós,
Soldados nos nós
Górdios dos marujos.
E o Egito, donde clamei por meu filho,
É qualquer lugar
Para onde fugi
Um dia ou numa noite
Da fúria inconcebível dos Herodes imaginários ou reais,
Equacionados ou formulados
No teorema de Pitágoras
Para o triângulo retângulo
Com seus catetos e hipotenusas
Que na vida,
Fora da existência que o intelecto
Fabrica e verte
Tal qual a abelha ao mel,
- são capetas e hipótese nua
Que não cabe na poesia   pitagórica,
Perfeita como uma obra de arte dos mestres
Das artes plásticas,
As quais são um ou enclave
Contido  no livro do profeta Ezequiel,
Que, sendo esteta,
 descreve  a  beleza
E a inteligência suprema
E  lhas chama “A Glória do Senhor”:
Uma chama viva do amor
Que arde  ainda nas achas.

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