domingo, 14 de julho de 2013

ALTIPLANO(ALTIPLANO!) - enciclopedia enciclopédia

Quando minha mãe ia lá em casa
( lá-em-casa!)
abria abril
bombril, o til, anil em anel...
- só fechava a fachada da esposa
no sofá
soprano com dó o mi fá.
Eu Disse :"mãe!, minha mãe!!!"
Não evoquei vogal
ou signo linguístico
para meu pai,
pois mesmo para eu ter casa
ainda que de aluguel
ele teve que morrer
para eu poder crescer,
porquanto antes disso
ele apanhava,
colhia, coletava, colecionava
feito um filatelista
todo o sol
- para ele!
Não sobejava nem peneiras de garimpeiro
para tapume solar
e para camuflar ao modo de camaleão
a ambição desmedida dele
que queria( e tinha!) território,
fêmeas, comida e tudo o mais
somente para ele usufruir
com absoluta exclusividade.
Que os outros seres
se arranjassem, arranhassem-se
na fome, sede e quaisquer outras
necessidades fisiológicas
- ou espirituais!
( Meu pai era um louco
que não logrou romper
o teto do corpo
onde estava emparedado vivo
( ou morto?!, tendo sepulcro no corpo,
pois sua egolatria doentia
cavara essa cova na carne latejante!
Pobre, paupérrimo, miserável homem
sem misericórdia, salvo (salvo!)
nos seus momentos de hipocrisia.
A hipocrisia era sua catarse
e sua forma penosa de empatia!
E imagine que eu era seu primogênito!
Mas no costume da terra
o bem-amado era o benjamim.
A primogenitura era instituto judaico.
Divino? Ou divinizado pela Torah
em letra e espírito!)).

Minha mãe me compreendia,
podia eu dizer o que quisesse
que ela não me criticava
antes me apoiava solícita
com a verdade a ver verde
em todo o coração dela,
vegetal do paraíso!
( mãe não tem defeito,
senão para o não filho ou filha;
defeito de mãe
só se for defeito de amor;
de resto se tiver algum senão
será como o defeito do coxo
ou do maneta, perneta...
que nem serão defeitos,
mas mero acidente de percurso
do ventre ao mundo
ou no mundo dos micróbios
antes de Sabin
saber da poliomielite
( patógeno endêmico)
ou o que equivalha
em outras circunstâncias,
pois o mundo é vasto,
mas o homem é muito mais vasto
que Carlos ou Vasco
- da Gama,
o capitão-mor
ou outro mortal
com o mesmo nome em Portugal,
que no Brasil só o Clube de Regatas,
que nem é mais Clube de Regatas,
senão nominalmente, minha gente ingente
em caracteres aristotélicos-aristocráticos!)
.

Meu pai não,
- não me compreendia,
antes me repreendia
se ao menos adivinhasse algo
mesmo que fosse de bom sobre mim :
tal bem ele transmutava em maldade cruenta;
se de ruim
a crítica acerba
acercava dos olhos
que me pareciam bailar de regozijo
e tripudiaria para toda a eternidade
se eternidade fosse tempo
e não apenas tempo mitológico,
fabulista, idílico entre amantes,
utópico, entre sonhadores na fronha do travesseiro.
Quão ardilosos, pérfidos os seus diatribes!,
ó pai da terra!,
que agora só se ouve em mim,
no escuro do ventre ventríloquo
na cova escura e úmida da terra,
prisão - no enterro do corpo,
que, entretanto, liberta a alma
e o espírito da masmorra física,
Ó Pai do Céu!
( Pai nosso...sepultado no azul abobadado
de catedral gótica com gárgula!,
às vezes engasgada
no sangue da garganta cortada
do homem cujos gorgomilos
não são de pedra).

Mãe minha era o ser angelical em casa;
eu que sou pai
imagino e sei, percebo sem placebo,
o estranho que habita  o ninho,
o demônio, o diabo doméstico,
o ser imperdoável que sou
enquanto pai...
- Pobre pai!
pobre do meu pai!
( Pobres diabos alijados
até da confiança da prole!,
somos os pais,
mas não os avós
que guardam seus avos de favos
do tempo hexagonal
arquitetado e construído
na casa das abelhas
com máquinas de mel:
os avós tem a sabedoria de avos
da engenharia do mel
na poesia vivida,
praticada,
em práxis).

Cave, cava uma caverna
na ala alada da alma em altiplano(altiplano!)
para poder observar
a cultura e a política doméstica
no papel teatral do pai
na civilização ocidental.
( Verás que o que alinho
com linho
é veraz no alcatraz voejante).

dicionário dicionario onomástico onomastico filosófico filosofico científico cientifico enciclopédico enciclopedico etimológico etimologico etimologia etimo wikcioná´rio wikcionario wikdicionário wikdicionario verbete glossário glossario terminologia científica cientifica nomenclatura binomial terminologia nomenclatura taxononia raxinomia vida obra biografia pinacoteca historiografia lexic léxico lexicografia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário