sábado, 22 de fevereiro de 2014

PRIMOGENITURA, PRIMOGENITURA! - glossario wikcionario


Jacó passou toda a noite
lutando  incessantemente
contra um ser, um homem.
E continuou a porfia
até a madrugada arroxear-se
em renascimento ( outra natividade?!)
cujo nascer-renascer
começa no sangue
antes morto
ou de morto
a macular as trevas.
Trevas são sangue morto,
de morto antigo.

Essa "renascença" sanguinolenta
é ressurreição encetada no roxo
que, paulatinamente,
toma a cor do vermelho,
toda a máscara do vermelho
cai ao rosto
da alva empós a transfusão 
no arroxeado que anuncia com o anjo da madrugada,
cantada, galante "criança" recém-nascida,
dada em iniciação mística
ao sol, um deus no levante,
já na precessão do dilúculo,
que cava a barra da alva
que se esbarra nas trevas
e aviva o sangue
do arroxeado vivo
ao vermelho vivo :
hemácias, hemoglobina, eritrócitos:
vermelho vida
( Seria essa a primeira ressurreição do Cristo,
fora dos compêndios de teologia?!).

Depois dessa peleja renhida
Jacó foi renomeado por Deus,
que era o ser
com quem se engalfinhara
até o romper da  alva
junto ao cordão umbilical
de um novo homem,
o qual buscava a paz.
No que tange ao lutador,
era o Anjo do Senhor,
ou seja,  o próprio Deus
que, a partir  desse feito heróico, memorável,
passou a chamar-lhe "Israel":
"Aquele que lutou contra homens e Deus
e prevaleceu" : este o significado do nome "Israel".
De fato, Jacó representa ou simboliza o homem comum,
pois quando nasce vem agarrado ao calcanhar do irmão Esaú
a quem engana vida fora,
tomando-lhe até o instituto da primogenitura,
graças à sua esperteza
e a modorra do irmão Esaú.
( Veja a expressão "paga no pé",
a qual se encaixa como luva e mão
no caso de Jacó).
É astuto, adiloso e inescrupuloso na juventude
pois não titubeia em passar ser sogro Labão para trás

com artimanhas brilhantes.
É o ser humano em sua necessidade de aprender a sobreviver
num mundo cruel.
Ele não pode contar com ninguém,
nem confiar senão somente em si
e em seu Deus.
Jacó foge da terra de seu pai
por causa dos seus logros
contra o violento irmão Esaú,
a quem ele não cansa de trapacear
e que lhe ameaça de morte iminente.
Esconde-se na terra do sogro futuro Labão
( outro que será lesado, extorquido, vilipendiado...).
Ao retomar caminho de volta à Casa Paterna,
leva consigo e os seus
praticamente toda a riqueza
que Labão amealhara
durante longos anos :
quase todo o gado ovino do sogro
pertence-lhe graças às suas fraudes e artimanhas sutis requintadas.
Tais expedientes  lhe permitiram apossar-se
da maioria da riqueza do sogro ludibriado.
Porém vai e vem em segurança, incólume
e ainda, de volta, faz as pazes com o irmão Esaú
seu objeto dileto das tramóias infanto-juvenis.

Todavia, Jacó cresce em espiritualidade
e alcança a altura dos céus
além de construir para ida e volta
uma escada de acesso ao divino senhor.
Isto lhe dá outro "status":
Jacó tem cacife, lábia,
mas também tem intelecto e percepção místico-religiosa
de alto nível, elevado teor.
Não é um bronco.

Na Subida do Escorpião
havia uma verso de Deus
escrito na pérola,
versando sobre Midiã
e os midianitas.
Jacó poria seu pé e pó nele,
no versículo que se canta.
Jacó o homem comuníssimo,
bem-sucedido economicamente
que, somente por isso,
teria se transformado em mito ou lenda
à testa de uma imensa fortuna econômica;
Israel o novo homem
nascido e criado no espírito de Deus
nutrido com a sabedoria,
originário  do espírito santo de Deus
que impregnava seus atos.
 (Israel é o homem fictício
descrito para o mito :
o ser histórico
que atravessa o pensamento
montado num corisco ofuscante;
Jacó o homem real
que também deixou de ser real
ao plantar-se no canto que dança o não-ser
oriundo da tradição : lenda.
A história é isso :
a coexistência de mito e lenda,
o  ser na escrita ou história
o ser na tradição oral.
( Que é o ser?!...
Que é ser!?...:
- algo que não sou não é...).

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